Pular para o conteúdo principal

Controle de Estoque

 Também chamado de gestão de estoque é o processo que garante a quantidade disponível necessária de uma organização atendendo a demanda dos clientes da melhor maneira possível.

Este controle se faz eficaz levando em consideração o levatamento de dados de compras, novos pedidos, expedição, armazenamento, recebimento, satisfação do cliente, prevenção de perdas, giro, projeção de vendas e outros.

O acompanhamento destes dados torna possível a utilização de ferramentas adequadas que diminuem custos e perdas, aumentando a lucratividade. Reduzindo a falta de pordutos em estoque.

Imagem de Pexels por Pixabay

Controle de Estoque através de Sistema ERP

Os sistemas ERP centralizam dados e informações relevantes dentro de uma organização, e isso é de suma importância em se tratando de estoque.
Trabalhando com sistemas ERP durante mais de dez anos, eu pude avaliar os "gargalos" do processo logístico entre a armazenagem e saída dos itens. É importante ressaltar que nenhum sistema faz milagre, é preciso que nos pontos de coleta de informações (entradas e saídas de produtos) haja disciplina no preenchimento dos dados.
Estes dados posteriormente são de suma importância para a elaboração dos indicadores de perdas e ganhos, e é o que norteia os planos de ação para correção das falhas.
Para um bom desempenho do processo, o ideal é desenhar um fluxograma logístico do mesmo. Este é o trabalho que eu exerço! afinal, reduzir custos de manutenção e de estoques ociosos é o principal papel de um gestor de estoque.

Imagem de 3844328 por Pixabay







Comentários